quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

PONTA DA SERRA, CELEIRO CULTURAL (por Edval Cirilo*)

Contam os mais velhos, que desde o início dos anos 30 que a Ponta da Serra se destaca na área cultural, em especial na área da dramaturgia. Sempres surgia focos artísticos em várias partes do Distrito, na Catingueira com a família Xenofonte, na Palmeirinha dos Britos com a senhora Rita Brito, no Juá com Lozinha e Maria Júlia.
Na sede do Distrito dão conta que em l935 sob a coordenação de atriz Duzinha Portão, e com elenco de mais ou menos 12 atrizes foi apresentado um drama que deixou a população sem suspense pela sua perfeição. Aqui citarei alguns nomes mais conhecidos dos artistas: Fidé de Jorge, Lenira Ribeiro, Olir Ribeiro, Neuza Holanda, Zilma Portão, etc.
E em outra temporada, lá pelos anos 60, sob a orientação de Maria Júlia, houve várias manifestações de jogral e peças teatrais. E com a chegada de padre Salatiel foi ativada mais uma temporada na área teatral, sendo ele o mentor responsável e o jovem Pedro Valdevino se apresentava como diretor e ator tendo junto um grande elenco de atrizes e atores. E o primeiro teatro foi Joãozinho e Margaridinha, segunda peça foi Vida Seca de Graciliano Ramos, ainda coordenado por Pedro e atores principais Irenice e Francisco Duarte, em terceiro a Triste Partida, do qual não lembramos os nomes dos atores só de Zizinho de Vitorino.
Em 1972 outra peça como sempre o coordenador Pedro Valdevino e o nome da peça era Livrai-nos do Mal. Nesta época o vigário era Vicente Madeiro, e o sucesso desta peça foi um dos maiores sendo apresentada 4 vezes na Fundação Padre Ibiapina. Numa destas apresentações foi a convite de um encontro de universitários de vários estados do Brasil, e debatido por várias autoridades locais entre elas o prefeito Ariovaldo Carvalho e Padre Ágio, que perguntou de onde eram aqueles atores tão profissionais, que tão bem apresentaram. Também se apresentaram em Várzea Alegre, Farias Brito e Lavras. Atores principais: Zé Neto, Terezinha Portão e Rita Sena.
Na gestão de Padre Bosco houve o primeiro festival da canção, e este movimento era coordenado por Terezinha e Ana de Chiquinha, e entre as apresentações Tarcisio coordenou a peça O Cego de Gericó. Atores principais: Rogério Brasil (o cego), Samuel (Jesus), Sinhá Fernandes e outros.
No início de século 21 se destacou em duas peças a neta da primeira atriz dos anos 30, Mariana Amânncio. A para que isto acontecesse contei com a colaboração de Fidé de Jorge e a professora Terezinha Portão.
Desculpe de não publicar o nome de todas as atrizes e atores que são muitos.
*Edival Cirilo é Cronista e Agente de Pastoral em Ponta da Serra. Justificar

Nenhum comentário:

Postar um comentário