sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

DIÁCONO FRANCISCO DIONÍSIO ALVES REZA RENOVAÇÃO NO JUÁ

O Diácono Francisco Dionísio Alves rezou ontem a Renovação do Sagrado Coração de Jesus da casa de Seu Delci na Comunidade do Juá.
Antes de reza foi oferecido um jantar regado a um bom atendimento e boas conversas entre os donos da casa e seus muitos convidados.
A renovação da fé foi um dos motivos da celebração do aniversário do dono da casa, que recebeu a todos com alegria.

MUITO CALOR NA MONSENHOR ASSIS

Nos últimos dias de dezembro não choveu na Rua Monsenhor Assis, causando um calor muito grande. O ar seco e a poeira causada pelos materiais de construção expostos na rua causaram alguns problemas de saúde naqueles mais frágeis de nossa rua, levando-os ao Posto de Saúde de Ponta da Serra e aos hospitais de Crato.
Esperamos que na passagem de ano o tempo melhore (aqui melhorar é chover devido o grande calor) para que não venhamos sofrer com o calor e as doenças trazidas por ele.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

DIÁCONO FRANCISCO DIONÍSIO ALVES PREGA NA MALHADA

O Diácono Francisco Dionísio Alves fez a pregação ontem na Capela Sagrada Família, na Comunidade da Malhada, por ocasião da Festa da Padroeira, que segue até domingo próximo, dia primeiro de janeiro, será encerrada com a procissão e a missa solene.
Esteve acompanhando o Diácono Dionísio a Grupo do Terço dos Homens da Ponta da Serra, liderado pelo Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística Francisco Luís Correia Ribeiro.
A capela, que está muito bem cuidada, com um pintura muito bonita, estava cheia. Segundo informações dos comunitários presentes, em conversa informal, o resultado da Festa será para construir o foro da capela. Também estão pensando de, quando for possível fazer um memorial para a lembrança das pessoas que trabalharam na referida capela e já estão com Deus.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

RENOVAÇÃO NA CASA DE DONA IDELZUITE

Foi rezada a Renovação do Sagrado Coração de Jesus da casa de Dona Idelzuite, que na Rua Monsenhor Assis Feitosa.

O Diácono Francisco Dionísio Alves foi quem celebrou a cerimônia. Estavam presentes os familiares e amigos de dona Idelzuite.

RENOVAÇÃO NA CASA DE JOSÉ DIONISIO

Foi rezada a renovação na casa do casal José Dionísio Alves e Delvanir Pereira Alves (Dilva), ontem dia 25 de dezembro.

Esta renovação deveria ter sido rezada no primeiro domingo do mês de dezembro, em comemoração ao aniversário de Júnior, mas por motivo de força maior, só pode ser realizada ontem.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

NOVENA NA CASA DE DONA

A Novena do Natal de nossa rua foi rezada ontem na casa de Dona Lavínia. Presente a turma toda, incluinda a coordenadora Edvania Maria Correia Ferreira.
Está faltando agor duas noites: hoje e amanhã.
No sábado todos os grupos devem ir para a missa que vai ser celebrada às 20:00 horas em frente à Igreja-Matriz de ponta da Serra.
O Pároco Padre Raimundo Ribeiro Filho está convidando a todos a participar destes eventos natalinos.

NOVA CHUVA NA MONSENHOR

Choveu novamente de ontem para hoje na Rua Monsenhor Assis Feitosa. A chuva de hoje foi de apenas 03 mm.
Com essas chuvas, os profetas populares já dizem que é inverno.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

PONTA DA SERRA, CELEIRO CULTURAL (por Edval Cirilo*)

Contam os mais velhos, que desde o início dos anos 30 que a Ponta da Serra se destaca na área cultural, em especial na área da dramaturgia. Sempres surgia focos artísticos em várias partes do Distrito, na Catingueira com a família Xenofonte, na Palmeirinha dos Britos com a senhora Rita Brito, no Juá com Lozinha e Maria Júlia.
Na sede do Distrito dão conta que em l935 sob a coordenação de atriz Duzinha Portão, e com elenco de mais ou menos 12 atrizes foi apresentado um drama que deixou a população sem suspense pela sua perfeição. Aqui citarei alguns nomes mais conhecidos dos artistas: Fidé de Jorge, Lenira Ribeiro, Olir Ribeiro, Neuza Holanda, Zilma Portão, etc.
E em outra temporada, lá pelos anos 60, sob a orientação de Maria Júlia, houve várias manifestações de jogral e peças teatrais. E com a chegada de padre Salatiel foi ativada mais uma temporada na área teatral, sendo ele o mentor responsável e o jovem Pedro Valdevino se apresentava como diretor e ator tendo junto um grande elenco de atrizes e atores. E o primeiro teatro foi Joãozinho e Margaridinha, segunda peça foi Vida Seca de Graciliano Ramos, ainda coordenado por Pedro e atores principais Irenice e Francisco Duarte, em terceiro a Triste Partida, do qual não lembramos os nomes dos atores só de Zizinho de Vitorino.
Em 1972 outra peça como sempre o coordenador Pedro Valdevino e o nome da peça era Livrai-nos do Mal. Nesta época o vigário era Vicente Madeiro, e o sucesso desta peça foi um dos maiores sendo apresentada 4 vezes na Fundação Padre Ibiapina. Numa destas apresentações foi a convite de um encontro de universitários de vários estados do Brasil, e debatido por várias autoridades locais entre elas o prefeito Ariovaldo Carvalho e Padre Ágio, que perguntou de onde eram aqueles atores tão profissionais, que tão bem apresentaram. Também se apresentaram em Várzea Alegre, Farias Brito e Lavras. Atores principais: Zé Neto, Terezinha Portão e Rita Sena.
Na gestão de Padre Bosco houve o primeiro festival da canção, e este movimento era coordenado por Terezinha e Ana de Chiquinha, e entre as apresentações Tarcisio coordenou a peça O Cego de Gericó. Atores principais: Rogério Brasil (o cego), Samuel (Jesus), Sinhá Fernandes e outros.
No início de século 21 se destacou em duas peças a neta da primeira atriz dos anos 30, Mariana Amânncio. A para que isto acontecesse contei com a colaboração de Fidé de Jorge e a professora Terezinha Portão.
Desculpe de não publicar o nome de todas as atrizes e atores que são muitos.
*Edival Cirilo é Cronista e Agente de Pastoral em Ponta da Serra. Justificar

VOLTOU A CHOVER NA MONSENHOR ASSIS

De ontem para hoje voltou a chover na Rua Monsenhor Assis, senque as precipitações somaram 14 mm.
Já são três chuvas no mês de dezembro: uma no dia 13 com 23 mm; uma no dia 15 com 1 mm e a de hoje com os 14 mm, somando desse modo, 39 mm.
Esperamos que nesse Natal chova mais ainda, haja vista a esperança do agricultor e de todos estar direcionada os momentos fortes como Natal, Ano Novo, dia de São José, etc.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

DIÁCONO DIONÍSIO E MARIA LA-SALETE PARTICIPAM DO NATAL DA BERNARDO VIEIRA

O Diácono Francisco Dionisio Alves e sua esposa Maria La-Salete participaram ontem do Natal da da Rua Mnsenhor Assis, promovido pelo casal Edval Cirilo e Maria Nair, em sua residência.

Presentes amigos do casal e participantes do grupo do Circulo Bíblico da rua.

NOVENAS DE NATAL NA CASA DE DONA NONATA

Ontem a Novena de Natal foi celebrada na casa de Dona Nonata e Seu Gilson, na Rua Monsenhor Assis.

Compareceram todos que fazem o CEB da Monsenhor Assis, com exceção da Coordenadora do grupo Edvania Maria Correia Ferreira, por motivio de estudo, não permitindo que ela estivesse no momento.

DIA QUENTE NA MONSENHOR ASSIS

Hoje o dia foi muito quente na Rua Monsenhor Assis. Começou com uns pouco pingos de chuva, mas que não dava nem para apagar a poeira. Em Crato choveu bastante durante a madrugada, mas na Rua Monsenhor não choveu.

Esses poucos pingos que cairam pela manhã foram compensados por um grande calor durante o dia, a onto de incomodar as pessoas.

domingo, 18 de dezembro de 2011

BATIZADO DE NIKOLI

Aconteceu ontem o batizado da menina Nikoli, bisneta de Dona Idelzuite Nazário, moradora da Rua Monsenhor Assis Feitosa.

Nikoli, que completou um aninho no dia 16 de dezembro, foi batizada pelo Diácono Francisco Dionísio Alves, que também mora nessa querida rua.

Depois dobatizado foi oferecido um jantar na casa de Dona Idelzuite, avó de Nikoli, onde compareceram os convidados. Além dojantar foi oferecido um bolo de aniversário.

Parabéns para a menina Nikoli.

NOVENAS NA CASA DE DIONISIO E SALETE

Ontem, dia 17 foi rezada a Novena de Natal na casa do Díácono Francisco Dionísio Alves e Maria La-Salete,moradoresda Rua Monsenhor Assis. Foi o terceiro dia da novena.

Presentes: Valdelice Correia de Menezes (Didi), Maria de Lourdes Alves Nobre, Maria Edvânia Correia Ferreira (coordenadora do grupo).

As novenas estão muito boas e os assuntos são bem dissertados, sendo muito frutuosa as reflexões.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

CELEBRADA MISSA POR FRANCISCO PORFÍRIO DE SOUSA

Ontem à noite foi celebrada, por ocasião da Missa da Eucaristia, que é celebrada todas as quintas-feiras, a missa pelos sete dias de falecimento de Francisco Porfírio de Sousa, que residia na Vila Porfírio.
O oficiante foi pároco de Ponta da Serra, Padre Raimundo Ribeiro Filho, como auxilio dos coroinhas: Thalisson, Felipe e Diara. A animação lítúrgica ficou por conta de Lourena e companhia, que agora está animanda as missas das quintas-feiras.
A Matriz ficou lotada pessoas vindas das comunidades: Vila Porfírio, Vila Vitória, Caatingueira e adjacências, como também de membros da comunindade sede.

NOVENAS DE NATAL NA CASA DE DIDI

Começou ontem as Novenas de Natal na Rua Monsenhor Assis, na casa de Didi (Valdelice Correia de Menezes), com a participação do Diácono Francisco Dionisio Alves e a esposa Maria La-Salete e demais vizinhos.
Os participantes gostaram muito do conteúdo.
Hoje, o segundo dia, as novenas serão rezadas na casa de Maria de Lourdes Alves Nobre e, deverá contar com os vizinhos da Rua Monsenhor Assis.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

CHOVEU HOJE 1 MM NA MONSENHOR ASSIS

Voltou a chover na Rua Monsenhor Assis, sendo que hoje choveu apenas um mm. O tempo continua promissor, podendo chover de hoje para amanhã.
A chuva de hoje foi a segunda do mês de dezembro corrente.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

PRIMEIRA COMUNHÃO NA IGREJA-MATRIZ

Aconteceu a Primeira Comunhão das crianças da Sede da Paróquia São José Operário, de Ponta da Serra, no sábado dia 10 de dezembro, celebrada pelo Pároco Padre Raimundo Ribeiro Filho e auxiliada pelo Diácono Francisco Dionísio Alves.
Cerca de trinta crianças receberam o corpo e o sangue de Cristo pela primeira vez.
Da Rua Monsenhor Assis estavam na turma Brena Tarciana dos Santos, Bruna Itamara dos Santos, Idamara Dionísio Alves Pereira e Amanda Pereira dos Santos.
As crianças vinham sendo preparadas há muito pelas catequistas chefiadas por Heliana Paula Brasil de Santana, que é a Coordenadora Paroquial de Catequese de Primeira Eucaristia e de Crisma.
Nos avisos o Pároco Padre Raimundo Ribeiro anunciou que em 2012 haverá crisma, podendo, a partir do início do ano, os interessados efetuarem as suas inscrições.

CHOVEU NA MONSENHOR ASSIS

De ontem para hoje choveu 23 mm na Rua Monsenhor Assis. Em dezembro de 2011 ainda não tinha chovido nessa área, sendo o único mês que não tinha chovido nessa localidade.
Com achuva de hoje amanheceu com um clima gostoso, diferente do que estava sendo registro na noite de ontem.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

TRÊS MEMBROS DO CLERO NA MISSA DOMINICAL DE ONTEM

Ontem esteve reunido o clero da Paróquia São José Operário, quase que por completo. Por ocasião da Missa Dominical, esteve reuindos no altar: Padre Raimundo Ribeiro Filho, Pároco; Padre José Ricardo de Barros Sales, Vigário Paroquial e o Diácono Francisco Dionísio Alves, estando faltando apenas o Vigário Paroquial Padre Paulo Francisco de Moura. Esteve presente também os coroinhas: Luís Felipe Mesquita, Lourena Mesquita e Diara Porfírio e o Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística, Francisco Luís Correia Ribeiro.
A litúrgia foi animada pelo Coral Mãe Rainha, ajudado por Galdino no teclado.
Ontem foi o dia da Alegria, que é o terceiro domingo do advento.

DIÁCONO FRANCISCO DIONÍSIO ALVES CELEBROU NOS ARAÇÁS

Dia de dezembro corrente o Diácono Francisco Dionísio Alves foi celebrar no Sítio Araçás, por ocasião da primeiro Festa de Santa Luzia, padroeira daquela comunidade.
A Capela de Santa Luzia está sendo construída com a opoio de toda a comunidade, estando levantada, com portas, mas ainda não tem piso. Os assentos são os das casas vizinhas, que emprestam durante as solenidades, reforçando o caráter de comunidade que existe nas pequenas localidades.
A coordenadora local Dorinhas agradeceu a presença de todos, que vieram de várias comunidades tais como: Malhada, representada por Seu Zé do Rosário e Dona Silvina, que fizeram algumas doações para a capela, como toalhas e imagem; Ponta da Serra, representada pela família Pinheiro (Raimundo, Maria, Maria Rosária (Nem) e Maria José), eles que são dos Araas e moram na Sede da paróquia e; membros da Comunidade da Umburana, que eram convidados naquela noite.
A Festa de Santa Luzia termina dia 13 de dezembro.

DIÁCONO FRANCISCO DIONÍSIO ALVES PREGOU NA BELA VISTA

O Diácono Francisco Dionísio Alves, pregou no dia 09 de dezembro na Comunidade da Bela Vista por ocasião da Festa da Padroeira Santa Luzia.
Naquela noite os convidados eram o Sítio Altos e o Sítio Novo, respectivamente com os seguintes padroeiros: Jesus Misericordioso e Nossa Senhora do Carmo, que mandaram para lá os seus corais, com os nomes dos padroeiros. O Sítio Altos de é da Paróquia São José Operário, mas o Sítio Novo faz parte de Juazeiro do Norte.
Liderados por Dona Nailza, estiveram presentes também uma representação do Sítio Juá, cujo padroeiro é São Raimundo Nonato, além de representantes de várias outras comunidades da Paróquia São José Operário, de Ponta da Serra.
A Festa de Santa Luzia, que termina amanhã dia 13 de dezembro, está muito bem conduzida por aqueles comunitários, se se dividem em suas tarefas para fazer uma festa brilhante, tanto no aspecto religioso, como no social.
A parte social está sendo realizada no salão comuniário recén-construído atrás da capela, que está muito bem conservada.
O salão mais parece uma quadra, pois tem uma boa dimensão.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

DIA BONITO NA RUA MONSENHOR ASSIS

O dia amanheceu bonito na Rua Monsenhor Assis, com sol brilhando e oferendo muita energia. Pela madrugada ainda ameaçou chover, mas ficou somente na ameça.

























































Durante o dia o sol foi quente, fazendo com que o calor fosse bastante acentuado.


Desse modo, ainda não choveu neste mês, sendo o único mês de 2011 que não, pelo menos até agora.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

HOJE É DIA DE PRIMEIRA SEXTA-FEIRA

Será celebrada logo mais às 18:00 horas a Missa da Primeira Sexta-feira, do Grupo do Apostolado da Oração, na Igreja-Matriz São José Operário, de Ponta da Serra.
Antes da celebração serão atendidas as confissões como de costume, para aqueles que são do apostolado, como para as demais pessoas.
O Apostolado da Oração, através de sua diretoria, está convidando a todos para comparecerem.

DIÁCONO FRANCISCO DIONISIO ALVES PREGOU NA SANTA FÉ

O Diácono Francisco Dionísio Alves pregou nas novenas da Festa de Nossa Senhora da Conceição em Santa Fé, no dia 30 de novembro, quarta-feira última passada.
A capela estava cheia, inclusive com os Homens do Terço, que fizeram a procissão de entrada com a Imagem da padroeira e rezaram a novena com muita devoção, ajudados que foram porJoão Neto, coordenador da capela.
Depois das novenas foi oferecido um jantar na casa de dona Mirian Teles.

DEZEMBRO SEM CHUVAS ATÉ AQUI

Nos dois primeiros dias do mês de dezembro ainda não choveu. Durante os onze primeiros meses de 2011 choveu em todos eles. Provavelmente choverá e, esperara-se que seja bastante, pois já é tempo de inverno.

A EUCARISTIA

Por Edval Cirilo (*)
Sabemos que Jesus Cristo ao chegar ao fim de sua vida pública, convidou os seus discípulos para uma jantar de despedida, mas a finalidade era passar a sua missão para serem multiplicadores desta tão bela obra. É pena que um deles lhe traiu.
Por isso ficaram celebrando em sua memória a missa que é dividida em duias partes. Na primeira são feitas de duas a três leiuturas, que é o sacrifício da palavra, depois o rito da consagração, onde se transforma na sua carne e no seu sangue. São momentos muito fortes para quem crer.
Daí vem a pergunta: é obrigado o Cristão assistir a missa? Não, mas se você fizer uma festinha e convidar seus amigos e eles não comparecerem, a sua reação seria de muita tristeza. Por isso Jesus também fica triste quando não vamos à missa. É lá que nós vamos amadurecendo na fé, podendo fortalecer o nosso dom de missionário, que recebemos na batismo e transmitimos aos nossos filhos.
E continue sendo multiplicador desta tão bela obra que é a verdadeira missão que está na Bíblia e ainda tem gente que não conhece.
*Edval Cirilo é agente de pastoral e articulista.